top of page

Qi Gong Médico e Postura

Atualizado: 9 de ago. de 2022


Por David Twicken, LAc

Publicado em junho, 2011, Vol. 12, Ed. 06


Tradução: Adriano Carneiro da Rocha




Qi Gong é um tesouro da cultura chinesa. Essa prática antiga de saúde pode ser encontrada nos períodos mais antigos da China. No meu artigo anterior sobre Qi Gong médico, foram introduzidos os três ajustes: postura, respiração e intenção.

Agora eu irei explorar as conexões entre postura, canais de acupuntura, estruturas anatômicas e saúde.


Postura é um aspecto muito importante do Qi Gong e artes marciais; também é chamado de alinhamento ou estrutura. O Livro Clássico de Medicina Chinesa: o Nei Jing, apresenta cinco maiores sistemas de canais de acupuntura. Os canais são: Tendineos (tendino-musculares), Luo, Primários, Divergentes e os Oito Canais Extraordinários. Esses canais podem ser vistos em camadas, do superficial ao profundo. As posturas ou estruturas influenciam todos os canais, mas elas têm uma influência particularmente forte nos canais tendineos e divergentes, e suas estruturas anatômicas correspondentes. Alinhar o corpo, especialmente o sistema esquelético e canais tendineos, permite o fluxo normal de Qi e sangue por todo corpo. Os canais tendineos influenciam diretamente os tendões, músculos, ossos e articulações, e indiretamente os órgãos internos. Uma boa postura alinha as estruturas anatômicas, o que permite que os órgãos internos conservar sua posição normal. Posturas impróprias podem ocasionar estresse e pressão nas estruturas anatômicas em volta dos órgãos internos, e por longos períodos de tempo, pode influenciar a circulação de Qi e sangue nos canais. O estresse criado pelo desalinhamento das estruturas anatômicas e da circulação reduzida de sangue e Qi pode causa desequilíbrios nos órgãos internos.



Os canais divergentes são um dos sistemas de canais mais interessantes. Os antigos clássicos não oferecem uma teoria compreensível e aplicação desses canais; o Nan Ching não menciona esses canais. Esses canais se originam nas grandes articulações do corpo, que são estruturas anatômicas grandes, por exemplo, os joelhos, quadril, cotovelos e ombros. Os canais divergentes desviam os fatores patogênicos dos órgãos internos para essas estruturas anatômicas para contê-los. Numa situação ideal, métodos de autocura são praticados para limpar essas áreas de contenção. Se essas áreas não são liberadas, os patógenos podem danificar as estruturas anatômicas e se dirigir até os órgãos internos.


Um aspecto único dos canais divergentes é que eles conectam as camadas superficiais e profundas do corpo. De uma perspectiva dos canais de acupuntura, eles incluem os canais tendineos e os oito canais extraordinários. Os canais divergentes integram o Wei Qi, tendões e músculos, como refletido pelos canais tendíneos, ossos e Jing, os quais são refletidos pelos oito canais extraordinários. Boa postura alinha tendões, ossos e oito canais extraordinários e suas estruturas anatômicas correspondentes, cirando uma estrutura para uma boa circulação e boa saúde.


Desde os tempos antigos, os praticantes de Qi Gong e medicina chinesa tem uma profunda compreensão do movimento e da postura, e sua influência no corpo humano. Um “insight” que eles tiveram foi com a postura influencia o sistema esquelético, e sua substância vital correspondente: Jing, bem como toda matriz medular.


Pelo alinhamento adequado do corpo eles puderam estimular o Jing; esse entendimento contribuiu para o desenvolvimento do Qi Gong da Lavagem da Medula Óssea. De acordo com a lenda, durante a dinastia Liang do Sul no templo Shaolin, Da Mo criou os Clássicos da Transformação dos Tendões e da Lavagem da Medula Óssea. Existem muitas variações dessas praticas. Uma variação enfatiza o alinhamento do corpo e o enraizamento no chão. Enraizar ou ser aterrado a terra, piso ou chão, requer afundar o corpo para baixo e agarrar ou torcer os pés, pernas, quadril e ombros para baixo. Esse enraizamento cria um peso natural de descarga de peso e exercício de resistência. Esses exercícios de descarga de peso estimulam especialmente os canais divergentes e extraordinários, e suas estruturas anatômicas respectivas e substâncias vitais: Jing e Yuan Qi.


O Capítulo 25 do Nei Jing apresenta a seguinte orientação: “O homem se corresponde com a natureza: No Céu, há yin e yang; no homem há 12 articulações grandes nos membros,” e “Quando o indivíduo compreende os princípios das 12 articulações, o sábio nunca irá superá-lo.” Essas referências do Nei JIng realça a importância das 12 articulações: tornozelos, joelhos, quadris, punhos, cotovelos e ombros. A acupuntura I Ching aplica essa teoria na prática da acupuntura. O Qi Gong que enfatiza postura e estrutura do corpo aplica a teoria das 12 articulações para uma pratica de saúde.


A postura de Qi Gong Abraçando a Árvore é uma das posturas clássicas no Qi Gong. Existem inúmeras variações dessa postura, mas os princípios básicos são comuns a todas variações. Essa postura de base inclui os seguintes princípios:



1. Os pés devem estar separados pela largura dos ombros;

2. Os joelhos devem estar flexionados, mas não tão baixo que vão não possa ver seus dedos dos pés olhando sobre os joelhos. Se você não pode ver seus dedos, você está flexionando demais;

3. Os pés devem apontar diretamente para frente ou um pouco para dentro;

4. Os punhos estão na altura dos ombros;

5. Os cotovelos podem estar mais baixos que os punhos e ombros;

6. Os ombros devem estar relaxados;

7. Os dedos devem apontar um para os outros, permitindo a fluxo de Qi de uma mão para a outra;

8. O osso púbico deve estar ligeiramente para frente, permitindo que o cóccix e o sacro se alinhem. Esse alinhamento permite que o fluxo suave de Qi para o canal Du Mai subindo para o cérebro e descendo para o canal Ren Mai. Este circuito é a órbita microcósmica, a conexão inseparável dos canais Ren Mai e Du Mai;

9. O peito está relaxado e ligeiramente curvado numa forma côncava, isso causa um arredondamento natural da espinha. Quando os braços e osso púbico estão no alinhamento adequado, a espinha dorsal irá naturalmente mover para sua posição, com as vértebras superiores curvadas ligeiramente para fora;

10. O queixo está recolhido suavemente para dentro, com a coroa suspensa para trás e ligeiramente para cima. Isso alinha as vértebras cervicais e aumenta o fluxo natural de Qi subindo pela canal Du Mai e para o cérebro.


Quando esses princípios fundamentais são aplicados, o seu corpo pesa para baixo pelo alinhamento estrutural: a cabeça, ombros, quadril, joelhos, tornozelos e dedos. Essa postura unifica as 12-articulações. Submergir nessa postura conecta e enraíza todo sistema esquelético e corpo na terra, transferindo todo seu peso para os ossos, estimulando-os numa forma natural. Esse é prática natural de descarga de peso e resistência. Ela estimula os ossos, medula óssea, Jing e os rins, promovendo saúde e vitalidade; e é uma das bases fundamentais e das mais importantes posturas estáticas Zhan Zhuang.


Postura de Qi Gong podem se tornar uma prática profunda de Qi Gong médico quando os três ajustes são incluídos nessa prática. A postura Abraçando a Árvore, como uma forma para a prática de Lavagem da Medula, pode ter uma profunda influência na saúde e vitalidade. A teoria médica chinesa apresenta claramente a importância dos rins, Jing, medula e ossos. Posturas do Qi Gong médico proporciona uma prática natura e simples para o cultivo diário da matriz de Jing. Esse tipo de Qi gong médico pode ser usado sozinho ou em conjunto com ervas, acupuntura e outras práticas terapêuticas como um amplo sistema de tratamento. Pela minha experiência, quando o Qi Gong médico é praticado com outro método terapêutico, há um efeito sinérgico no processo de tratamento.


Essas práticas de Qi Gong são apenas para fins da apresentação. Por favor, consulte seu médico licenciado antes de praticar qualquer Qi Gong.


Referência bibliográfica:

1. Chinese Medical Qi Gong, Singing Dragon Publishing, Liu, Tianjun; Chen, Kevin

2. Qi Gong, The Secret of Youth. Da Mo's Tendon Changing and Marrow/Brain Washing Classic, YMAA Publication Center, Dr. Yang, Jwing-Ming. Bone Marrow Nei Kung, Healing Tao Books, Chia, Mantak

3. The Yellow Emperor's Classic of Internal Medicine, China Science & Technology, Wu, Wu.

4. I Ching Acupuncture, Healing Qi Publications, Chen, Chen, Twicken

5. Iron Shirt Chi Kung, Destiny Books, Chia, Mantak

106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page