top of page

Qi Gong Médico e Emoções - I

Acupuntura Hoje – Novembro de 2011, Vol. 12, Edição 11

Fonte: http://www.acupuncturetoday.com/mpacms/at/article.php?id=32483

POR DAVID TWICKEN, DOM, LAC


Tradução: Adriano Carneiro da Rocha


O qi gong médico é um sistema abrangente de cura. Este sistema de cura natural contém os princípios da medicina clássica e tradicional chinesa, bem como teorias e aplicações de uma ampla gama de tradições indígenas da cultura chinesa.


Essas tradições incluem os muitos ramos da teoria e práticas taoístas; incluindo tradições taoístas filosóficas, religiosas, alquímicas, místicas e cosmológicas.

Os antigos chineses tinham uma compreensão única do universo. Eles perceberam inúmeras maneiras pelas quais a vida funcionava e desenvolveram modelos que as expressavam. Esses modelos incluem yin-yang, tai chi e as cinco fases. Toda a vida pode ser vista nesses três fluxos ou padrões de ciclos. Uma das descobertas mais perspicazes dos antigos chineses foi que esses modelos são "sistemas de correspondências". A capacidade de perceber ou prever como uma correspondência pode influenciar outra é a essência do modelo médico chinês. O qi gong médico usa este modelo clássico para influenciar as correspondências para trazer equilíbrio e harmonia ao corpo.


A teoria do Tai Chi é uma extensão da teoria yin-yang. Ele contém três forças: yin-yuan-yang . Essas três forças inseparáveis ​​existem em todas as manifestações pós-natais. A teoria do Tai Chi é baseada em uma importante teoria chamada San Qing , que significa os três poderes ou três forças. Este modelo cósmico inclui: céu-humano-terra, físico-emocional-espiritual e jing-qi-shen . Também inclui o modelo wei-ying-yuan - um modelo importante encontrado no Nei Jing . Cada um desses modelos é um sistema de correspondências. Influenciar uma parte de uma correspondência influencia outras partes.


Por exemplo, na medicina chinesa clássica, as emoções são armazenadas no sangue. Um tratamento clássico para tratar emoções é a sangria. O tratamento do sangue influencia as emoções. Esta é uma modalidade médica chinesa que trabalha a relação das emoções com a substância vital, o sangue. É uma aplicação clínica de sistemas de correspondências.




O capítulo 5 do Su Wen apresenta os cinco shen . Esses shen são armazenados ou alojados nos órgãos yin, e cada um dos cinco shen corresponde a cinco fases. Por exemplo, o hun está alojado no fígado, que é madeira. O shen está alojado no coração, que é fogo; o yi está alojado no baço, que é a Terra; o po está alojado nos pulmões, que é metal e o zhiestá alojado nos rins, que é a água. Sistemas de correspondências, que se baseiam na categorização de toda a vida em modelos universais, incluindo yin-yang e cinco fases, conecta um fluxo de relacionamentos. Este modelo contém a capacidade de influenciar uma correspondência influenciando uma correspondência distal ou relacionada. Por exemplo, se o po shen está desequilibrado e uma pessoa está sofrendo de tristeza, o tratamento dos pulmões pode influenciar essa condição. Na prática da acupuntura, a seleção do canal pulmonar ou de outros canais que tenham relação direta com os pulmões pode ser agulhada. Por exemplo, o canal do intestino grosso é o par yin-yang dos pulmões; o baço é o tai yinpar dos pulmões, e é a Terra e o elemento pai do metal. A bexiga é o par oposto do pulmão no ciclo ying qi (relógio meridiano) e eles compartilham o mesmo nome de seis canais: tai yang e tai yin . O ciclo ying qi é apresentado no capítulo 21 do Ling Shu . Cada um desses canais corresponde aos pulmões com base nos princípios da medicina clássica chinesa e pode ser tratado para influenciar os pulmões e o po shen .


O Ling Shu contém 20 pontos do canal da bexiga e há cinco pontos shu posteriores , que correspondem aos órgãos yin. O capítulo 16 do Ling Shu lista cinco pontos celestes (pontos da janela do céu); o modelo de cinco fases permeia o modelo de acupuntura no su wen e no Ling Shu . Mais tarde, 10 desses pontos foram listados, provavelmente correspondendo às 10 hastes celestes do calendário chinês.


Cada uma das cinco fases tem numerosas correspondências; alguns dos principais são cores, emoções, órgãos, órgãos sensoriais, shen, sons e formas. A Tabela 1 contém essas informações. É comum que o órgão yin seja nomeado por um som, tanto o órgão yin quanto o yang emparelhado fazem parte de cada som e são influenciados nos sons de cura.


Tabela 1 Correspondências das cinco fases.








O qi gong médico utiliza uma ou mais dessas cinco correspondências de fases para influenciar os três tesouros: os aspectos físico, mental e espiritual de uma pessoa. Uma das práticas médicas de qi gong mais antigas e populares são os seis sons de cura. Os sons de cura são uma prática antiga. Tao Hongjing , 451-536, é um dos mais famosos médicos chineses, praticantes de qi gong e nei gong , herbalistas e taoísta de San Qing na história chinesa; ele promoveu os sons de cura como uma prática fundamental. A maioria dos qi gongformas têm muitas variações, e os seis sons de cura não são exceção. Todas as tradições têm um som, e algumas incluem posturas ou formas que refletem as cinco fases. Existem formas que também incluem uma postura, forma, cor, emoções e som. Os sons de cura que contêm essas cinco correspondências são um poderoso qi gong médico e um qi gong médico transformacional emocional eficaz .


O objetivo básico dos sons de cura é influenciar um órgão e suas correspondências aplicando os três ajustes: postura, respiração e intenção. Do ponto de vista da medicina tradicional chinesa, a influência pode incluir limpar o calor ou o vento ou romper a estagnação do qi . Do ponto de vista psicoemocional, os sons de cura podem liberar as emoções desfavoráveis ​​de um órgão e permitir a reconexão com a virtude natural do órgão. E do ponto de vista espiritual, os sons de cura estão em sintonia com os cinco shen. A sintonia com os cinco shen ou os cinco aspectos da consciência permite que uma pessoa una seu yi ou atenção com seu qi e corpo como um todo integrado, permitindo a expressão natural de harmonia e equilíbrio. Do ponto de vista xamã, os wu da China antiga usavamqi gong para se unir com os espíritos do céu, integrando o céu e a terra. A tradição do taoísmo de San Qing enfatizava o cultivo da conexão dos espíritos do céu e da humanidade; eles desenvolveram métodos para melhorar esses relacionamentos. Os sons de cura podem influenciar os três tesouros: jing, qi e shen ou o físico, mental e espiritual. A intenção no qi gong médico específico praticado fornece o foco em qual dos três tesouros está sendo enfatizado.


Os sons de cura são uma das práticas médicas de qi gong mais eficazes . Eles limpam o calor e as toxinas, resfriam o corpo, liberam energia desfavorável e qi emocional e constroem a conexão com a virtude natural do shen. Os sons de cura apresentados são uma integração do melhor dos meus 25 anos pesquisando, praticando e ensinando. Os sons de cura são um poderoso qi gong transformador emocional .


Os pulmões são a fase metálica e seu par yin-yang é o intestino grosso. A cor é branca, dourada ou prateada e o som é um som sibilante: ssssssssss . As emoções desfavoráveis ​​dos pulmões e do intestino grosso são tristeza, depressão, pesar, tristeza e sentimentos de isolamento e incapacidade de perdoar. A emoção ou virtude favorável é a coragem. A forma é esférica ou redonda; portanto, tomamos uma esfera de posição redonda. Nesta prática, todas essas correspondências estão incluídas na prática médica do qi gong .


O qi gong médico deve conter os três ajustes: postura, respiração e intenção. O seguinte descreve a prática básica para os sons de cura.


1. Os sons de cura começam com uma respiração longa e profunda do tan tian inferior : da área ao redor de guan yuan , ren 4.

2. Ao inspirar, mova os braços e o corpo para a posição adequada e, em seguida, faça o som ao expirar.

3. A expiração deve ser lenta, suave e o mais longa possível; sem esforço.

4. Quando terminar de expirar, coloque as mãos sobre o órgão ao qual o som corresponde; a palma deve estar voltada para o corpo.

5. Coloque a ponta da língua no palato e atrás dos dentes; isso aumenta o fluxo natural e a conexão do qi dos canais du e ren.

6. Sorria e coloque sua atenção nos órgãos que estão sendo trabalhados; isso guia o qi para os pulmões, energizando-os e rejuvenescendo-os. Além disso, os pontos do poço, nascente e corrente estão nas mãos e são alguns dos pontos energeticamente mais poderosos do corpo, colocá-los em um órgão transfere qi para o órgão para energizá-los e rejuvenescê-los.

7. Mantenha sua atenção ou yi nos pulmões enquanto inspira e expira. A inspiração guia o qi para os pulmões e a expiração com o yi no órgão o mantém lá, reforçando-o e energizando-o.

8. A expiração, que é a fase yang , libera excessos e estagnações e é um método redutor.

9. O descanso ou estágio yin da prática é um método de reforço.

A seguir estão os três ajustes para o som de cura do pulmão e do intestino grosso:


· Postura: Uma esfera ou forma redonda. Observe que os braços estão em uma forma esférica ou redonda para o som de cura do pulmão.

· Intenção: Durante a expiração, libere as emoções desfavoráveis ​​e, no estágio de repouso, concentre-se na virtude favorável.

· Respiração: Uma longa inspiração para começar e uma longa expiração ao fazer o som. No estágio de repouso, concentre o yi no órgão e respire naturalmente.

É tradicional repetir o som três vezes. Durante cada estação, repita o som da estação seis vezes, por exemplo, durante o outono, execute o som do pulmão e do intestino grosso seis vezes. Ao prescrever os sons de cura para fins médicos, uma prescrição médica deve ser recomendada. Esta prescrição pode ser três vezes ao dia, e um determinado órgão soar 9, 18, 36 ou 72 vezes. Para reduzir ou sedar, faça o som alto; para reforçar faça o som sub-vocalmente. Como prática de manutenção, faça um som muito baixo.


O qi gong médico oferece uma oportunidade para as pessoas praticarem um método de autocura diariamente, no conforto de seus espaços de vida, sem a necessidade de ir a um consultório médico. Esses métodos naturais de autocura podem ser praticados sozinhos ou junto com tratamentos com ervas ou acupuntura, que criam um poderoso efeito de cura sinérgico.


No próximo artigo, os sons de cura do rim e do fígado serão apresentados com correspondências médicas chinesas relacionadas aos três tesouros: jing, qi e shen .


Referências


· Chinese Medical Qi Gong Therapy, Dr. Jerry Alan Johnson, International Institute Medical Qi Gong.

· Emotional Wisdom, Mantak Chia, Dena Saxer, New World Library.

· Qi Gong Empowerment, Master Shou-Yu Liang, Wen-Ching Wu, Way of Dragon Publishing.

· Ling Shu or The Spiritual Pivot, Wu Jing-Nuan, The Taoist Center

· Six Healing Movements: Qi Gong for Health, Strength and Longevity, Gin Foon Mark, Ymaa Publication Center.

· Taoist Qi Gong for Health and Vitality, Sat Cheun Hon, Shambhala

· The Yellow Emperor's Classic of Internal Medicine, China Science & Technology, Wu, Wu

· Transform Stress into Vitality, Mantak Chia, Healing Tao Center.

301 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page