Porta de entrada para o interior: zhan zhuang - parte 1

Atualizado: 9 de ago.


Uma conversa com o Mestre Yang Jun com a meditação em pé. (por Eric Madsen, com auxílio de Sylvia Dambrauskas)




Anos atrás, eu ouvi Yang Laoshi falar sobre a meditação em pé em sala de aula. Ele frisou sobre sua importância mas não deu muitos detalhes. Observando seus conselhos, eu comecei a praticar com o pequeno conhecimento que eu tinha. Sendo jovem em ambicioso, eu comecei de uma vez com trinta minutos. Eu programei o despertador do meu relógio e iniciei o que seria a meia hora mais dolorosa que eu já havia experimentado. Eu não sabia que manter um relógio perto é uma forma de tortura. O tempo parecia que havia parado. Logo, minhas pernas começariam a queimar e o suor derramava por meu corpo, formando poças no piso de madeira do meu apartamento. Minha respiração pulava na minha garganta e não afundava. Nada que eu fizesse consegui fazer com a postura ficasse mais confortável e natural.



Quando os trinta minutos se passaram, eu sacudia incontrolavelmente. Meus pés estavam dormentes e as articulações do meu corpo estavam doloridas por segurar a postura por tanto tempo. Gradualmente, depois de muitos anos, a pratica se tornou muito mais confortável e mudou de algo que eu temia para algo que agora eu acolhia com prazer todos as manhãs.


Minha história é um exemplo de como não começar a treinar zhan zhuang. A seguir, Yang Laoshi responde alguns questionamentos sobre a importância de se equilibrar a energia interna com a postura externa. Começando-se esse treinamento lentamente e acrescentando mais tempo quando se sentir confortável, é muito mais provável que você continue.


O que é meditação em pé e por quê alguém deveria praticá-la?


O que você chama de meditação em pé se refere à prática de zhan zhuang (站桩). Traduzindo, zhan significa “estar em pé” e zhuang significa “estaca, poste”, ou ficar em pé como uma estaca. É assim chamado porque você está imóvel. É comumente usado no qigong para acalmar sua mente. Nós usamos como treino fundamental quando se pratica artes marciais.


Externamente, no Taijiquan estilo Yang, nós seguimos os dez princípios de Yang Chengfu: ombros para baixo, cotovelos para baixo, cabeça para cima, soltar o quadril, etc. Zhan zhuang ajuda a desenvolver a postura apropriada e corrige a posição do seu corpo. Isso é chamado xiu shen (修身). Quando você pratica em pé, você aprende sobre a postura do corpo.


Zhan zhuang é o exercício estático perfeito. Manter essas posições irá naturalmente construir pernas fortes e ajudar a criar uma raiz estável. Irá acalmar sua respiração e ajudar a desenvolver o seu qi. Em chinês, existe um termo chamado tiao xi (调吸). Tiao significa condicionar, e xi significa respirar ou respiração. Treinar sua respiração irá fortalecer sua energia interna. Quando sua respiração está unificada com sua energia interna, seu corpo externo irá se tornar forte.


Se você observar alguém mantendo uma dessas posições, não parece que ele estará fazendo muita coisa. Mas, se você tentar manter a posição por um longo tempo, você irá se dar conta de que é de fato muito difícil.


O propósito principal do zhan zhuang é auxiliar a desenvolver uma postura corporal correta?


Esse é o primeiro passo. O próximo é jing xin (静 心), que significa acalmar a mente. O terceiro é jing qi (静气). O qi se afunda e nutre sua energia. Se você nutre seu qi, seu corpo se tornará forte.

Taijiquan é uma arte marcial de curta distância onde o indivíduo deve permanecer calmo em qualquer posição ou circunstância. Haverá momentos que os corpos estarão tão próximos que você não será capaz de confiar na sua visão. Para isto, nós temos uma habilidade chamada “ouvir a energia”. Quando nós falamos sobre ouvir a energia nós estamos falando sobre obter informação do seu parceiro ou oponente pelo contato físico. Nós refinamos esta energia acalmando a mente, o que torna o seu corpo mais sensível, e nós facilmente podemos receber e processar a informação externa. Quando sua mente está quieta, você fica mais sensível. Quando está barulhenta, você não pode ouvir as coisas claramente. Nós chamamos isso de ling min (灵敏). Você deve estar sensível às informações vindas do seu oponente. Como você pode ouvir as coisas quando você está na rua e está barulhenta? Quando você está em paz, como a água calma, mesmo que você ouça uma mosca você saberá sua localização.


Na medicina chinesa, há três combinações internar, ou Nei sanhe (內三合). A primeira combinação é a coração/mente e mente/consciência juntos: xin yu Yi He ((心与 意合). A próxima, a mente e o qi combinam: yi yu qi he (意与气合). Por último, o qi e a enegia (força) combinam: qi yu li He (气与力合).


Quando em pé, seu coração e mente combinam com seu qi e energia. Tudo trabalha junto. No poema da forma do sabre (Dao) existe a estrofe, Xia Shi San He Zi You Zhao (下势三合自由招). O que é San He? Isso se refere às três combinações que acabamos de discutir.


Qual é a forma correta do corpo? Como a desenvolvemos?


Se você compreende os dez princípios de Yang Chengfu, então será fácil. O método é o relaxamento. Existem muitas posturas estáticas diferentes e todas elas requerem que você esteja centralizado. Por exemplo, a postura Preparar na forma de mãos é um tipo de postura em pé, também conhecida como wuji zhuang (无极桩).


Quando se tenta assimilar os princípios, é importante não exagerar os padrões. Você quer que seu peito afunde e suas costas se arredondem, mas o quanto? Você não pode fazer algo muito grande nem fazer muito, mas também, você não pode ignorar este requesito. Você deve alinhar sua cabeça, mas não pode enrijecer. Se guiar por um instrutor experiente é necessário para que lhe diga o que está muito ou insuficiente. Mesmo depois que você ganhe alguma experiência fazendo a forma de mãos e praticando posturas em pé, e puder encontrar seu centro e equilíbrio, você ainda precisa de orientação.



Sua respiração deve ser longa e profunda, contudo, algumas pessoas irão fazer isso demasiado e isso pode lhe afetar negativamente. O seu qi irá afunda, mas se você se focar apenas no afundamento do qi então você se tornará rígido. Você deverá prestar atenção a esses pontos, porque o caminho do Taijiquan é natural; tudo necessita ser natural. Quando você pensa que encontrou o centro, pergunte se isto é natural. Muitos momentos você não está tão natural quanto você pensa, mesmo que você se sinta confortável. Com o tempo, você irá se dar conta do que é natural. Você deverá seguir os princípios e aplica-los enquanto está na postura em pé.


Você tem mostrado algumas diferentes posturas em pé. E sobre manter as posturas da forma?


Quando praticar zhan zhuang, use uma postura equilibrada. Seu peso deve estar distribuído de forma equilibrada, com os dedos dos pés apontando diretamente para frente; as pernas estão na largura dos ombros ou um pouco mais larga. Vai de você o quanto quer baixar na base. Ainda, o lado esquerdo e direito devem estar equilibrados.



Há outros exercícios onde o peso não está equilibrado. Essa prática é chamada san ti shi (三体势) ou san cai shi (三才势). San cai se refere a céu, terra e homem: tian, di, ren (天地人). O trabalho de pernas são um pouco diferentes do passo vazio da forma de mãos. Nesses exercícios, nós colocamos o pé inteiro não chão. Similar ao Recuar e Repelir o Macaco, o peso está no calcanhar no pé da frente mas todo o pé toca o chão. Normalmente as pessoas começam com a postura de wuji (无极) e depois vão para postura de taiji. Poucas pessoas começam com san ti shi.


Você recomenda que as pessoas pratiquem a postura de wuji, como na postura de abertura da forma, previamente à prática da postura taiji?


Você pode praticar isso em qualquer lugar e qualquer hora. Quando eu vejo as pessoas em pé a minha volta, eles normalmente mudar seu peso para um lado. Ao invés de mudar seu peso para um lado, você pode usar esse tempo para pratica a postura de wuji. Como eu disse, seu peso deve estar distribuído igualmente entre as dias pernas e seus joelhos levemente flexionados. Se você puder afundar seu qi para baixo, siga os princípios e seja natural, então não importa se a sua postura está alta ou baixa. Você não deve se preocupar com os braços, apenas deixe eles estendidos naturalmente para os lados.


Quanto tempo a pessoa deve se manter na postura? Eu comecei com meia hora e isso me arrebentou.


Não. Você não pode começar assim. Você tem que entender que existem dois objetivos na postura em pé. Um objetivo é melhoras sua saúde com esse exercício. O outro é para as pessoas que querem se aprofundar sua prática marcial.


Eu não quero falar quanto tempo ou quão baixo na base você deve ficar. Você deve seguir sua habilidade. Manter a postura pode ser difícil, especialmente se você não conseguir entrar nela. Primeiro, tudo o que você sente são as pernas doerem, dor nas costas e ombros tensos. É difícil superar esse desconforto. De acordo com o que você continua, você vai perceber que você poderá permanecer mais tempo. Gradualmente a dor externa desaparece e se torna confortável e natural. Mesmo que possa ser entediante algumas vezes, zhan zhuang é gong (功), ou treinamento fundamental. É treino duro. É algo que você deve fazer, não apenas no início, mas por toda sua prática.



Existe um dizer, “lian quan bu lian gong, dao lao Yi chang kong” (练拳不练功,到老一场空). Isso significa se você for apenas pelos movimentos sem desenvolver habilidades pelo treino sério, então você pode praticar usa vida toda mas sem alcançar nada. É como construir uma casa sem uma fundação. Pela pratica das artes marciais, você lança as sementes, depois de um tempo elas irão amadurecer e você terá uma colheita. Mas sem gong, é como se não tivesse onde armazenar o alimento colhido. Gong combina com qi e é armazenado dentro do corpo.


É melhor praticar numa postura alta ou baixa?


Isso depende se você se sente natural ou não. Se você baixar muito na base, a sensação não será natural. Você não irá sentir seu qi afundar para baixo e depois de alguns minutos você estará rígido.


O que devemos fazer se começar a sentir não natural ou desconfortável?


Quando você chegar a esse ponto, manter a postura o quanto você puder. Ajuste a respiração e a postura que sejam novamente naturais. Se você conseguir, então pare.


Você deve forçar além disso?


Isso depende de quem está perguntado. Se essa pessoa é jovem, eu iria desafia-los. Se essa pessoa é idosa, então eu não forço. Isso depende.


Algumas vezes quando você permanece por um longo período, o corpo se torna rígido. Contudo, se você mantiver mais um pouco, então é possível que relaxe e libere a tensão.


Certo, mas não importa quanto tempo você fique. Algumas pessoas podem alcançar esse ponto em cinco minutos; pode levar dez ou vinte minutos para outro, ou mais. Uma vez que você supere essa rigidez, não será mais difícil. Você começará a sentir equilibrado internamente e externamente. Uma vez que o externo está confortável, o interno irá sentir mais confortável. Então o qi irá afundar no dantian (丹田). O qi irá começar a circular para as pernas e sua raiz se sentirá conectada. Quando em pé, use sua intenção para visualizar a combinação do céu e da terra em você. Isso permite que você acumule qi da natureza.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo