top of page

FORTALECENDO A SAÚDE



O primeiro princípio para alcançar uma saúde estável está em manter os canais desobstruídos, conforme nosso post anterior. E depois disso?

Hoje iremos falar um pouco mais sobre a lógica por trás do processo de fortalecimento da saúde no contexto dos praticantes de Qi Gong. Aqui usaremos o termo Qi Gong para contextualizar todas práticas corporais chinesas, pois ainda que estejam dentro das escolas de artes marciais como Taiji Quan (Tai Chi Chuan) ou mesmo os estilos de Gong Fu (Kung Fu) de Shaolin, participam destes mesmos princípios como direção para fortalecimento e auto cultivo.

Qi Gong, literalmente significa "Trabalhar a energia", e está ligado ao processo aumento da energia disponível no organismo. Primeiro, é importante lembrar que o conceito de energia para a tradição chinesa e tudo que está manifestado em nosso mundo, material ou imaterial. Então, tanto os tecidos do nosso corpo, como as substâncias vitais mais densas e sutis, são a manifestação do Qi em diferentes níveis de condensação. Então, fortalecer a energia é fortalecer o aspecto físico junto com o sutil.

Por causa deste conceito, a Medicina Chinesa concebe o organismo como uma reunião de sistemas, cujo os quais abrangem a porção mais densa como a qualidade dos tecidos, órgãos e músculos, como o seu funcionamento metabólico, as funções psíquicas e as emoções. Cada sistema é responsável por um aspecto material e imaterial do corpo. Por exemplo, o sistema do Fígado é responsável pela saúde do próprio órgão Fígado, da Vesícula Biliar, mas também envia circulação para os olhos e para os tendões. É esse sistema que coordena a circulação de Sangue e Qi para todo corpo, sendo responsável por várias mudanças metabólicas, como adaptação do corpo ao frio ou ao calor. No sistema do Fígado está a função psíquica chamada Alma Etérea, que dá a mente a capacidade imaginativa e de se projetar para o passado ou para o futuro. De se projetar no tempo ou no espaço. Também são os distúrbios nesse sistema que faz manifestar a emoção raiva, irritabilidade e frustração.

Aí está a grande chave da Medicina Tradicional Chinesa! Entender que um sistema se relaciona com vários níveis da saúde humana, então, para fortalecer um sistema, é necessário intervir em todos os níveis. Para fortalecer os sistema do Fígado, por exemplo, podemos utilizar alimentos que nutram este órgão, segundo a dietologia chinesa, como repolho, couve, abacate, brócolis; fazer exercícios que favoreçam a livre circulação de energia e sangue por todo corpo e exercícios que fortaleçam os tendões. É necessário adotar a prática de um Hobby para dar liberdade a Alma Etérea, estimulando a imaginação e a criatividade. E também, disciplinar a mente para cultivar a estabilidade, aprendendo a "desligar" a Alma Etérea quando não for necessário o uso desta função, evitando assim o desgaste energético.

Os sistemas da saúde humana se manifestam de acordo com os 5 elementos chineses que são Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Falamos hoje um pouco do elemento Madeira. Cada sistema tem seu contexto próprio de equilíbrio e cultivo.

Quer saber mais?

Venha estudar conosco!

Venha conhecer a verdadeira Medicina Tradicional Chinesa.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page