top of page

Desobstruir Canais


Este é um conceito exclusivo da Medicina Chinesa. Segundo a teoria dos meridianos, a MTC entende que por nosso corpo passam vários canais por onde circula energia vital (Qi). Essa energia é responsável pela nutrição e o correto funcionamento dos sistemas fisiológicos e psíquicos.


Entende-se também que os sistemas fisiológicos, ou, o bom funcionamento dos órgãos interferem em nossa saúde psíquica e emocional, assim como, as emoções e distúrbios psíquicos "perturbam" a correta circulação de energia, causando uma certa "turbulência" nos tecidos, órgãos e músculos.


As estases de Qi (energia) e Xue (sangue) são um exemplo desses distúrbios. A má postura, o sedentarismo ou uma alimentação inadequada podem criar estases, ou, um tipo de diminuição da força circulatória do Qi, causando "interrupções" da circulação em locais do corpo (contraturas musculares, perda de tônus, pontos de dor, inchaços) ou estases sistêmicas, quando os sintomas mais evidentes são alterações repentinas de humor, enxaquecas, cólicas, depressão, crises de agitação mental ou física alternadas com cansaço e apatia.


Um dos principais objetivos das práticas corporais chinesas (Tai Chi Chuan, Chi Kung, Lian Gong) é a desobstrução dos canais através do movimento. De acordo com a teoria dos meridianos, os meridianos percorrem caminhos específicos no corpo. Cada exercício foi desenvolvido com a finalidade de estimular a livre circulação dos canais. Para tanto, a ênfase está na abertura das articulações, no relaxamento, na concentração da atenção, na respiração correta e no relaxamento.


Promover a livre circulação de energia e sangue é o primeiro passo para conquistar uma saúde estável.


No próximo post, falaremos um pouco sobre como fortalecer a saúde!


Até a próxima!


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page