top of page

3 Tesouros da Medicina Chinesa - parte 01

Na Medicina Energética Chinesa, o Jing é visto como a substância fundamental do corpo, responsável pela nutrição dos tecidos. Qi emerge do Jing circulando pelos tecidos; promovendo o metabolismo energético do corpo. Shen governa o corpo. O corpo contém as formas pré-natal e pós-natal de Jing, Qi e Shen:


1. Essência pré-natal (Yuan Jing): De acordo com os antigos ensinamentos taoístas, o “Yuan Jing” do corpo (Original ou “Essência Pré-natal”) é o mesmo que o “Yang Original” (“Yuan Yang”) do corpo. Embora esta energia única não tenha forma, ela reside internamente na Respiração Original (Yuan Qi) como um vapor energético. Quando a Essência Original está em seu estado natural, ela é armazenada nos Cinco Órgãos Yin e Seis Yang, existindo como uma névoa energética, imóvel e sem forma.


Quando a Essência Original recebe qualquer tipo de estímulo externo, ela se move, se separa da Respiração Original e se transforma de uma “Força Geradora” em um “Fluido Gerador”. Em seguida, torna-se energeticamente ativo dentro do corpo como uma Essência Pós-Natal.


Durante a construção dos tecidos, a “essência original” inata e verdadeira do corpo determina a composição constitucional, a força e a vitalidade do indivíduo. Esta não é a “Essência Reprodutiva” (ou seja, a “Essência do Esperma e Ovário”), que é considerada Jing Pós-natal e é adquirida após o nascimento.


2. Energia Pré-natal (Yuan Qi): Às vezes chamado de “Qi Original” na Medicina Energética Chinesa, o Yuan Qi (Original ou “Respiração/Energia Pré-natal”) é a base de todos os outros tipos de energia dentro do corpo. Na alquimia taoísta, o Yuan Qi do corpo é considerado a energia original que irradia do corpo (isto é, luz e som pulsantes) e se estende ao espaço infinito do Wuji para se reconectar com os reinos celestiais do eterno Dao. É a força motivacional original que liga energeticamente o Yuan Jing (Essência Original) com o Yuan Shen (Mente/Coração Original). Esta é a “Energia Original” do corpo, e não é o ar inalado (oxigênio), que é considerado o Qi Pós-Natal e entra em ação após o nascimento.


3. Espírito pré-natal (Yuan Shen): O Yuan Shen (Mente/Coração Original) está conectado ao núcleo eterno do Dao. É o campo energético mais sutil de som e luz do corpo, que expressa e manifesta os pensamentos internos, desejos, sonhos e intenções de um indivíduo para o mundo externo. A Mente/Coração Original não se limita apenas às funções internas do Cérebro, refere-se a um processo de percepção e consciência expandidas que existe em todo o corpo e se estende ao ambiente circundante. Neste contexto, é definido como o “Espírito Original” que é capaz de perceber e intuir a verdade e o conhecimento diretamente da “Fonte Original” (ou seja, o “saber sem saber”). Não é o pensamento cognitivo ou a consciência, que é considerado o Shen pós-natal, que e inicia sua função de sobrevivência adquirida após o nascimento.


Johnson, Dr. Jerry Alan. The Secret Teachings of Chinese Energetic Medicine: Volume 2 : Energetic Alchemy, Dao Yin Therapy, Healing Qi Deviations, and Spirit Pathology (p. 227). The International Institute of Medical Qigong Publishing House. Edição do Kindle.


102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page