e5141c45fcea81407b60a485ff255712.jpg

TAIJIQUAN OU QIGONG?

07/06/2022

Taijiquan ou Qigong?


Também conhecido como Yoga chinesa, o Qigong (氣功) é uma das práticas corporais a Medicina Chinesa. É um dos métodos mais antigos de cuidado com a saúde, fazendo parte da cultura chinesa desde os primórdios de sua história.

Muitas pessoas buscam o Taijiquan (ou Tai Chi Chuan), pois já é um termo mais conhecido no Ocidente. O que elas não sabem é que elas estão buscando na verdade os benefícios do Qigong.

Mas Qigong (氣功)e Taiji (太極; ou Tai Chi) são coisas diferentes? A resposta correta é: sim e não. Como tudo na cultura chinesa tem por base os princípios do Yin e Yang, que nos ensina sobre harmonia e a relatividade dos fenômenos, respostas como sim e não são muito comuns. Então, vamos lá! Sim, são coisas diferentes, pois as práticas de Qigong (ou Dao Yin), remontam da pré-história chinesa. Quando o Livro das Mutações, o clássico chinês mais antigo, foi introduzido, acreditava-se que o poder da natureza incluía o Céu (天), a Terra  (地) e a Humanidade (人), que era chamado San Cai (三才;os Três Poderes da Natureza) ou San Ben (三本; as Três Fundações). E que para preservar a saúde plena, a humanidade precisava harmonizar sua energia com o Céu e a Terra. Então, a prática do Qigong tem haver com o princípio de harmonizar o Qi 氣 (energia natural) da humanidade, com o Qi do Céu e o Qi da Terra.

O termo Gong (功)é outra expressão muito utilizada na cultura chinesa, e inaugurou entre as décadas de 70 e 80 uma febre pelos filmes de artes marciais chinesas, os quais chamamos de Kung Fu (功夫; Gongfu). Gong literalmente significa trabalho. O sentido usado diz respeito à uma disciplina que requer energia aplicada durante muito tempo. O Termo Kung Fu significa habilidade. Alguém que se dedicou a uma disciplina, aplicando energia (treino) de forma sistemática, durante muito tempo, por isso, adquiriu uma habilidade superior. Por isso, é incorreto chamarmos as artes marciais chinesas de Kung Fu, pois significa apenas habilidade. O Termo correto é Wu Shu (arte marcial).

Então, quando falamos de Qigong estamos falando sobre disciplinas que envolvem o emprego de energia (esforço, concentração, intensão), de forma sistemática, por longo tempo, até se adquirir um resultado específico, que pode ser a sua própria saúde, o tratamento de uma enfermidade, uma habilidade marcial como resistência ou força física, o desenvolvimento ou amadurecimento das funções da mente ou a própria iluminação, como nos casos das práticas de Qigong das escolas religiosas (Budistas e Taoístas).

Neste sentido amplo, o Qigong também está nos treinos de Taijiquan, uma vez que as práticas de desenvolvimento energético fazem parte das artes orientais por toda sua história. Contudo, o Tai Chi Chuan é uma das artes onde o Qigong foi aplicado na história da China.

Que saber mais?


Siga-nos:

Instagram @ceditrac

www.ceditrac.com.br