top of page

Uma Breve Introdução à Psicologia Energética Chinesa


Na Medicina Energética Chinesa, o termo “Psicologia” é tradicionalmente definido


como “o estudo da Mente e do Comportamento”. Portanto, é interessante notar que, na China moderna, os três caracteres principais frequentemente usados para descrever “Psicologia” (“Jīng Shén Xué”), traduzidos literalmente como “o estudo

do Espírito da Essência” (Figura 73.1).


Na China antiga, acreditava-se que o “Jing Shen” (“Espírito da Essência”) era responsável por produzir a Vitalidade interna do corpo. Eles foram considerados a manifestação combinada das energias ativas da força vital, que foram criadas a partir das naturezas espirituais originais contidas nos Cinco Órgãos Yin do corpo durante o desenvolvimento fetal. Essas importantes energias sustentadoras da vida eram tradicionalmente definidas como “Compaixão” originada no Fígado, “Paz Interior” no Coração, “Confiança” no Baço, “Integridade” no Pulmão e “Compreensão Perceptiva” (Sabedoria) dos Rins.


Também se acreditava que, quando um indivíduo estava vivendo ativamente sua vida de acordo com os padrões internos estabelecidos por suas próprias cinco “virtudes” essenciais, a força vital de seu corpo e a saúde naturalmente floresciam.

Portanto, o objetivo da Psicologia do Qigong Médico é estudar e compreender a interação de eventos internos e externos que afetam energeticamente as dimensões física, mental e emocional da saúde e cura do paciente.


Na clínica, tanto a Medicina Energética Chinesa quanto a Psicologia se concentram principalmente no mesmo tipo de abordagem de cura. Por exemplo, ambos se dedicam a desvendar a principal “Raiz” que se acredita ser a verdadeira fonte interna do desequilíbrio energético. Quer a condição se manifeste energeticamente no Corpo Físico do paciente (Jing: Essência), ou dentro de seu Espírito (Shen: Coração/Mente), a verdadeira origem do desequilíbrio energético deve primeiro ser descoberta e desenraizada para que ocorra a verdadeira cura.

Da mesma forma, em ambos os sistemas de cura, o alívio apenas dos sintomas não é considerado o objetivo principal; sendo a principal consideração alcançar uma harmonia interna em todos os vários sistemas de órgãos internos do corpo. Na clínica, a única razão para abordar primeiro os sintomas é aliviar o sofrimento do paciente; que então os libera para acessar as condições internas mais profundas que foram responsáveis por sustentar e “alimentar” energeticamente as manifestações externas da doença. De acordo com o Huangdi Neijing (O Clássico Interno do Imperador Amarelo):

Se alguém é calmo e pacífico,

Vazio e sem Desejo,

então o Qi Verdadeiro segue.


Se Essência e Espírito

são protegidos por dentro,

de onde pode vir a doença?


No estudo da Medicina Tradicional Chinesa, existem três categorias principais usadas para classificar a etiologia de uma condição de doença; o principal deles é o Excesso e/ou Supressão das Emoções. Por exemplo, as Emoções são responsáveis por alterar rapidamente as energias dos órgãos internos do corpo, além de muitas vezes influenciar negativamente os movimentos do Qi.

À medida que nossa sociedade continua a melhorar, modificar e mudar rapidamente, muitas pessoas são forçadas a se mover em um ritmo mais rápido simplesmente para “acompanhar”. O aumento da pressão causada pela sobrecarga de informações e o estresse das pressões financeiras multitarefas, pressões sociais e familiares eventualmente começam a causar uma crise interna em sua psique. As consequências desses problemas psicoemocionais podem, às vezes, se manifestar através de condições como:

• Distúrbios de insônia

• Transtornos de ansiedade

• Distúrbios de Estresse

• Distúrbios de psicose

• Distúrbios de Neurose

• Choque e exaustão adrenal

• Distúrbios Depressivos


Uma das grandes vantagens da Medicina Energética Chinesa é que ela aborda o paciente como um indivíduo completo, integrando Corpo, Mente e Espírito dentro de sua compreensão da saúde e doença humana. Na Clínica de Qigong Médico, abordar essas dimensões físicas, emocionais e às vezes espirituais da Psique de um paciente é considerado um pré-requisito para a verdadeira cura.


Johnson, Dr. Jerry Alan. Os Ensinamentos Secretos da Medicina Energética Chinesa: Volume 5: Uma Abordagem Energética para Oncologia, Ginecologia, Neurologia, Geriatria, Pediatria e Psicologia (p. 478). Editora do Instituto Internacional de Qigong Médico. Edição do Kindle.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page